Kundanweb.com

Portal de Conhecimento – Artigos e Tutoriais Informática

Power BI

Elementos do Power BI

Tudo o que fizer no Microsoft Power BI pode ser dividido em alguns elementos base. Após compreender estes elementos base, pode explorar mais cada um deles e começar a criar relatórios elaborados e complexos. 

Os elementos base no Power BI são os seguintes:

  • Visualizations (Visualizações)
  • Datasets (Conjuntos de dados)
  • Reports (Relatórios)
  • Dashboards
  • Tiles (Mosaicos)

Vamos analisar estes elementos base, dum modo superficial.

Visualizações

Uma visualização (por vezes, também referida como um elemento visual) é uma representação visual de dados, como um gráfico, um mapa codificado, aplicação de Formatação Condicional, Sparklines, e por cores ou outras coisas interessantes que pode criar para apresentar dados visualmente.

Conjuntos de dados

Um conjunto de dados é uma coleção de dados que o Power BI utiliza para criar as visualizações.

Pode ter um conjunto de dados simples com base numa única tabela do livro do Microsoft Excel, ou vindas de outras fontes de dados.

Os conjuntos de dados também podem ser uma combinação de várias origens diferentes, que pode filtrar e combinar para proporcionar uma única colecção de dados (um conjunto de dados) para utilização no Power BI.

Relatórios

No Power BI, um relatório é uma coleção de visualizações que são apresentadas em conjunto numa ou mais páginas.

Os relatórios permitem-lhe criar muitas visualizações, em múltiplas páginas se for preciso, e permitem-lhe dispor da forma que preferir.

Dashboards

Quando estiver pronto para partilhar uma única página de um relatório, ou uma coleção de visualizações, deve criar um Dashboard.

Um Dashboard do Power BI é uma coleção de elementos visuais de uma única página que pode partilhar com outras pessoas.

Um Dashboard normalmente tem de caber numa única página, frequentemente denominada tela (a tela é o fundo em branco no Power BI Desktop, ou no serviço, onde coloca as visualizações).

Mosaicos

No Power BI, um mosaico é uma única visualização num relatório ou Dashboard. É a caixa retangular que contém um elemento visual individual. Na imagem seguinte, verá um mosaico, que também está rodeado por outros mosaicos.

Quando estiver a criar um relatório ou um Dashboard no Power BI, pode mover ou organizar os mosaicos como preferir. Pode torná-los maiores, alterar a altura ou largura e encostá-los a outros mosaicos.

Quando estiver a ver ou a consumir um Dashboard ou relatório (o que significa que não é o criador ou proprietário, mas que foi partilhado consigo), poderá interagir com ele, mas não poderá alterar o tamanho dos mosaicos nem a sua disposição.

Conclusão

Agora que compreende estes elementos base do Power BI, torna-se claro que pode criar conjuntos de dados que façam sentido para si e criar relatórios visualmente apelativos que podem apresentar os dados de modo em diferentes vistas a ter diferentes perspectivas.

As vistas com o Power BI não têm de ser complexas ou complicadas para serem apelativas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *