Kundanweb.com

Portal de Conhecimento – Artigos e Tutoriais Informática

Animate CC /Flash

Símbolos no Animate

OS TIPOS DE SÍMBOLOS

Agora veremos em detalhe como criar e manipular todos os tipos de símbolos.

O Animate possui três tipos de símbolos que você pode construir no ambiente de criação:

Movie clip, Button e Graphic.

Nota: Para aceder à janela de inserção de símbolos, clique no menu principal em Insert ==> New Symbol ou use as teclas de atalho CTRL + F8.

Esses símbolos ficam armazenados no painel Library (biblioteca). Quando você arrasta um símbolo da biblioteca para o palco, está a criar uma instância (cópia) desse símbolo.

E, assim pode ter no palco, várias instâncias derivadas dum único símbolo.

As Instâncias são referências ao símbolo na biblioteca. Assim por exemplo se você tiver um símbolo de um quadrado na biblioteca e necessitar colocar 10 quadrados no palco, você arrasta 10 vezes o símbolo do quadrado da biblioteca para o palco e atribui a cada cópia um nome exclusivo (quadrado 1, quadrado 2,…, quadrado 10, por exemplo).

Com isso mantém o seu ficheiro pequeno, muito menor do que se tivesse criado 10 quadrados independentes, vejo um exemplo:

As Instâncias no palco também têm outra vantagem, elas apresentam certa independência do símbolo mãe (na imagem acima o símbolo mãe chama-se quadrado).

Assim, após atribuir nome exclusivo a cada cópia usando a caixa Instance name no painel de propriedades, você pode alterar as dimensões de cada uma, seu posicionamento, modificar sua rotação usando a ferramenta Free Transform, alterar sua transparência (Alpha), brilho (Brightness) e cor (Tint) através da caixa Color, podemos ainda aplicar modos de mistura de cores através da caixa Blend do painel de propriedade. 

Na imagem acima, cada instância de quadrado_mc ganhou um nome exclusivo: quadrado1_mc, quadrado2_mc, quadrado3_mc e assim por diante.

Em seguida cada uma dessas instâncias teve sua aparência modificada usando-se exclusivamente o painel de propriedades para aplicação de cores e filtros e a caixa de ferramentas para modificação de tamanho e rotação.

O importante dessa secção é que se aprenda que podemos alterar as formas e cores de uma instância sem modificar sua forma original, mas não se esqueça, se der dois clipes no símbolo e mudar suas propriedades, você afectará todas as instâncias e o símbolo na biblioteca.

Eis um exemplo do Símbolo tipo: Button

O símbolo Button (botão) só pode exibir quatro Frames por Layer (Up, Over, Down e Hit – imagem acima).

A seguir, temos um exemplo do Símbolo Movie clip, os símbolos Movie clips possuem sua própria Timeline independente e podem fazer tudo que a Timeline principal faz .

4.67 avg. rating (94% score) - 3 votes